<Status > <Home> <Fim da Página>

 

<12.05.2006>

Veja a topologia que será utilizada no projeto, os manuais da câmara IP e os manuais do microcontrolador que será utilizado.

As ferramentas que serão utilizadas são:

  1. Link com a Internet com IP fixo de 600Kbps (upload e download).

  2. Roteador com firewall.

  3. Ponto de acesso 802.11G.

  4. Rede Ethernet 100.

  5. PC com servidor Linux UBUNTU, servidor Apache, Mysql, Php e Curl.

  6. PC com Windows XP Pro, MS Visual Studio, AVR Studio 4, Basic Express, Codevision AVR e demais ferramentas relativas aos vários sensores e equipamentos.

  7. Câmara DCS-6620G.

  8. Microcontrolador BasicX-01 (Atmel AT90S8515 + OS BasicX).

<15.05.2006>

Recebi e instalei a DCS-6620G. Você pode testá-la aqui: Teste Comevi . Para entrar:

  1. ATENÇÃO - Use o Internet Explorer ou o Firefox com extensão IE tab.

  2. Ao entrar no site, vão ser solicitados: um "user name" e uma "password". Use "comevi" para ambos.

  3. A primeira vez você vai ser solicitado a instalar um ActiveX para "MPEG-4 video stream". Instale-o.

  4. Espere e tenha paciência, demora um pouco até que seja montada a imagem.

  5. Se você receber uma mensagem de "Connect failed!", dê OK e aguarde que a imagem continuará a ser carregada.

  6. Se você receber alguma parte da imagem dizendo que não conseguiu carregar a página, clique no botão "back" do Internet Explorer, deveria carregar.

  7. Você deve obter uma página como esta:

Teste Comevi

  1. No meio da imagem você deve ver um led vermelho. Esse led pode ser controlado através dos botões "On" e "Off" do "Digital Output". Clique em "On" e você verá o led acender. Clique em "Off" e você verá o led apagar.

  2. Mande-me um email dizendo o que aconteceu. Isso é importante para poder "debugar" o processo.

<12.09.2006>

O site que estou montando permitirá comandar um motor de passo e ao mesmo tempo será possível visualizar a execução dos comandos de controle. Para que isso possa ser feito via internet, desenvolvi um sistema de log-in/identificação que permitirá esse controle por uma única pessoa de cada vez durante um tempo preestabelecido.  Enquanto desenvolvo a interface microcontrolada do motor de passo, vou deixar em teste essa parte de log-in/identificação. Sua ajuda, testando e comentando essa interface, é bem-vinda.

Finalmente, espero conseguir passar a atualizar estas páginas mais freqüentemente.  

<16.10.2006>

Ok!, está pronto o site para o controle do motor de passo em tempo real. Você pode acessar ele aqui:

Controle do motor de passo  (use comevi para usuário e senha da câmara)

Agora a câmara está sendo utilizada para visualizar a execução dos comandos, portanto desativei os links acima relativos ao Teste Comevi. O software aplicativo para o controle do motor de passo é composto  de três grandes módulos. O primeiro é um módulo de log-in/identificação que garante a utilização do motor de passo por um único usuário de cada vez, limitando seu uso a um tempo definido (neste caso a 5 minutos). Este módulo foi escrito em Html-PhP. O segundo módulo gera o comando (que será interpretado pelo microcontrolador) a partir das solicitações do usuário e o envia, do servidor ao microcontrolador, via porta serial. Este módulo foi escrito em Html-PhP. O terceiro módulo, escrito em Basic Express, é o conjunto de rotinas e funções que permitem ao microcontrolador receber os comandos para o motor de passo, interpretá-los e executar os comandos elétricos adequados para que o motor de passo execute os movimentos solicitados. Seguem imagens que mostram as várias fases para o uso do controle do motor de passo. A visão completa do sistema está em Topologia (em construção). ATENÇÃO: use o Internet Explorer ou o Firefox com a extensão IE tab.

Controle do motor de passo  (use comevi para usuário e senha da câmara)

Esta é a página inicial. Aqui você pode se registrar para controlar o motor, desbloquear seu log-in, desfazer o seu registro, consultar o lembrete para a sua senha e fazer log-in e log-out.

Página para registro. Os campos são auto explicativos.

Exemplo de resposta a um registro. Você receberá, no e-mail indicado, um código para desbloquear seu acesso e um link para fazer esse desbloqueio. O desbloqueio poderá ser feito via esse link ou na página inicial.

 

Página para desbloqueio do log-in. Aqui você deve informar os dados que você registrou e o código que você recebeu.

Mensagem confirmando o desbloqueio. A partir deste instante você pode fazer o log-in.

Página para log-in. Informe aqui o E-mail e a senha que você registrou.

Mensagem que você receberá ao fazer o log-in. Neste ponto o sistema carregará a página abaixo, solicitando um nome de usuário e senha para a câmara; use comevi para ambos. ATENÇÃO, na primeira vez de uso é solicitada a instalação de um AciveX (streaming mpeg-4).

Página de controle do motor de passo onde é dado o comando a ser executado.

Página de confirmação do comando através da qual será acompanhado o movimento.

<20.10.2006>

Estou precisando da câmara e do microcontrolador para outro projeto, portanto estou desativando o site para controle do motor de passo. Se você tiver interesse no software fonte do sistema, ele está disponível em <Software> no frame ao lado ou, se quiser falar comigo : Filippo Pardini .

<Início da Página>